Interpretação De Teste Psicotécnico

Os testes psicotécnicos realizados por empresas de seleção de funcionários ou pelo Detran deixam muitas pessoas confusas pois elas não sabem porque têm de fazer coisas aparentemente idiotas como desenhar tracinhos e círculos, casinhas, pessoas, ou fazer rabiscos de olhos fechados quando poderiam aproveitar o tempo para fazer algo mais útil como ver o Luan Santana na tv do bar da esquina…

Esses testes servem para o psicólogo de serviço analisar e fazer a interpretação dos resultados determinando assim características marcantes da personalidade da pessoa ou mesmo preocupantes… Sabia que se você desenhar uma árvore com as raízes de fora isso revela que você não paga suas dívidas e que tem duas irmãs e um cachorrinho? (brincadeirinha, por favor ignore este comentário. E também todos os outros deste blog).

Muitas pessoas já fizeram testes deste tipo em algum momento da sua vida ainda que não soubessem o que era. Os testes com perguntas do tipo "o objeto A está para o objeto B como…" ou testes de atenção, de reação, fazem todos parte de exames psicotécnicos. A verdade é que os desenhos que você faz consciente e inconscientemente podem revelar coisas importantes sobre si, como os rabiscos que faz enquanto fala ao telefone por exemplo.

Mas regressando à interpretação dos testes psicotécnicos vou deixar aqui algumas interpretações dos manuais de testes mas saiba que este artigo é apenas para entretenimento, as interpretações feitas pelos psicólogos na hora de realizar um teste baseiam-se em muitos fatores, em séries de perguntas de controlo e nos conhecimentos profissionais desses psicólogos, e eu não tenho nenhuns estudos nesta área, então não dê demasiada importância às descrições que se seguem…

Interpretação de testes psicotécnicos de desenhar pessoas:

Um dos testes mais comuns é pedir ao indivíduo que desenhe uma pessoa (e há testes de desenhar círculos e linhas retas), por vezes sem indicar se deve desenhar um homem ou mulher. A forma como o desenho é feito pode revelar várias coisas:

Desenhos de pessoas mais velhas pode revelar pai ou mães dominantes dependendo se ele escolheu desenhar um homem ou mulher; no entanto desenhando alguém muito jovem pode revelar nostalgia em relação a tempos passados da sua vida.

Se a pessoa for desenhada realizando alguma ação isso pode revelar um indivíduo que gosta de contato social, interação com outros, e que se adapta bem a novas situações. Se for desenhada estando de perfil isso pode revelar um sujeito evasivo e que permanece na defensiva; situação agravada se a figura for desenhada de costas.

Um desenho simetricamente perfeito, ou com muitos detalhes nas peças de roupa, etc. pode ser interpretado como uma personalidade obsessiva e perfecionista. Já o desenho demasiado irregular, sem simetria, pode revelar falta de coordenação.

Se a figura está encostada ou apoiada em algo, como numa cerca, pode revelar dependência e insegurança. Acrescentar frases e pequenos textos ao desenho pode mostrar uma personalidade irônica, mas também insegura.

A ordem em que os vários elementos vão sendo desenhados, cabeça, braços, mãos, dedos, também é importante: começar o desenho pelos pés, por exemplo, pode revelar depressão.

Alguns outros pontos importantes pode ser a presença ou não do chão, ou de paisagens em redor da figura. Alguns elementos do desenho podem ser interpretados como esquizofrenia, outros revelarem questões relacionadas com sexualidade, outros, agressividade.

No momento de fazer um teste psicotécnico é importante que responda sempre de forma sincera nunca se preocupando em dar a resposta "certa" até porque não há uma. Além do mais se você forçar determinada resposta porque acha que é a que esperam de uma pessoa "normal" não faça isso pois ela provavelmente entraria em contradição com outras respostas e testes acabando por revelar insegurança.

48 Comentário a “Interpretação De Teste Psicotécnico”

  1. Ana Disse:

    Fiz em meu psicotécnico também uma pequena redação sobre mim. Espero que a psicóloga não peça isso sempre, pois a julgar por alguns dos posts acima…Meu Deus!!Não tem condições!! É um verdadeiro assassinato da língua portuguesa!!

  2. abigail Disse:

    eu fiz dia 06-02-013 estou anciosa pra pegar o resultados mais tenho quase a certeza de que reprovei sou muito nervosa

  3. michele Disse:

    oiii eu fiz o teste do psicotecnico e peprove duas vezes ,eu fiquei muito triste,arrazada me sentindo um lixo,a psicologa falou q eu so vou fazer dinovo depois de 6 mese,mais eu acho q ñ vou fazer mais vou desistir,pois tenho medo de reprovar de novo,q deu me de forca e coragem ,pra mim ñ desisti.me ajude por favor.eu ñ quero passar por td q eu passei ,eu quase qntrei em depressão.meu

  4. michelle alves da silva Disse:

    ola fiz o meu texte hoje e reprovei…me senti pessima depois…ate burra,o meu tinha uns desenhos mt dificil,nao consegui entender direito…alguem pode me da umas dicas…

  5. Karen Disse:

    Acho esses testes uma grande tolice pois eles não medem inteligência de ninguém, nem tampouco são capazes de avaliar possíveis comportamentos de pessoas em certas situações. O fato de alguém , por exemplo, não saber desenhar não significa que a pessoa seja “burra”. Será que alguém vai precisar desenhar alguém ou algum objeto durante sua vida de motorista? Claro que não…Seria mais interessante e útil que se colocasse um texto para se interpretar…

  6. David oliveira Disse:

    fui reprovado no exame do detran,e aprendir muita coisa da proxima eu vou fazer melhor concerteza

  7. jose roberto Disse:

    eu fiz o teste e fui reprovado ate agora ninguem me disse o motivo gostaria de saber

  8. andreia Disse:

    ja fiz opsicoteste duas vezes e reprovei naquele livrinho q parece mais um bicho,nao tem nada onde eu possa estudar pra podre passar pq cada reteste custa 115 reais e ai desanima,sera q alguem pode me ajudar..

  9. Thiago Disse:

    Muito boas explicações!obrigado!

  10. thiago Disse:

    o segredo é… Tranquilidade,porque geralmente começa fácil!depois… Vai ficando mais difícil!aí é devemos tentar ficar tranquilos,e ter paciência para pode terminar sem pressa!a pressa é nossa inimiga as vezes!essa é a minha opinião espero ter ajudado vocês…

  11. Ermelinda Figueira Disse:

    desejo saber mas sobre os testes preciso xtar preparada para qndo chegar a minha vez de faze-lo e ja n falta mto xta bem proximo porf mi ajudem…

  12. Anónimo Disse:

    deus dise a moiseis abrir o mar e comigo caminhar e com vcis faz a tua parte que deus faiz a dele com forme asua vontade

  13. Nilvan Disse:

    Oi,gostaria de saber onde encontro um livro com figuras ou desenhos para ser completados,vou fazer o exame e me preocupo com o psicoténico.
    favor me deem dicas.

    Abraços.

  14. ELISANDRA Disse:

    VOU FAZER A Teste Psicotécnico
    ME AJUDE A PROVA DOS PONTINHOS .

  15. juvnal alves Disse:

    vou fazer o teste pisicotecnico você pode me explicar como procede!!!

  16. marcio pilecco Disse:

    gostaria de um livro com as figuras que tem que com pletar do ultimo exame coletivo

  17. vera Disse:

    to com medo de fazer o psicotecnico

  18. Maria Disse:

    Eu fiquei reprovada duas vezes no exame psicotecnico, vou para terceira, e peço por favor quem souber algum site, que possa conseguir as figuras de completar da apostila que é utilizada no exame do Detran me in forme por favor pra mim treinar, pois preciso demais.

  19. vania Disse:

    quero dicas de como fazer o psicotécnico do livro r1 detran

  20. douglas Disse:

    não entendi bosta nem uma

  21. jerismunda Disse:

    qro fase o tete do detan

  22. nilceiarosa Disse:

    fiz hj o teste tambem reprovei por causa deste livro nao entendi nada da folha 26 em diante é uma porcaria tenho carteira a 11 anos quero so troca de letra gente nao intendo pq isso nao tem nada a ver com o transito

  23. gabriel sebastiao Disse:

    Estimados amigos os testes psicotécnicos hoje constitui um instrumento de obstáculo para o progresso, porque vejamos durante a minha formação nunca tinha uma cadeira com instruções semelhantes. Ajudam-me enviar um exercício resolvido pratico porque depois da sexta feira santa vou enfrentar um teste, e agradeço desde a vossa prestimosa ajuda

Deixe um Comentário


Real Time Web Analytics